7 de abr. de 2021

o processo que envolve aprender a tocar novas músicas

oioi!! hoje eu vou explicar mais ou menos os padrões de comportamento que eu tenho pra aprender a tocar uma música um pouco mais rápido, apesar de que praticar é sempre essencial (principalmente quando se é iniciante em um instrumento).

eu sempre quis escrever uma postagem que falasse sobre meu processo "criativo" que envolve aprender novos covers e pensar em maneiras de adicionar minha própria personalidade às músicas. a coisa que mais amo no universo todo é música e snickers e crepioca e meu namorado e todos os cachorros. eu sempre pratico todo tipo de arte e mesmo não sendo exatamente bom em todas elas ou tendo os recursos necessários pra fazer as coisas que quero, fico muito feliz fazendo isso!!

ironicamente (ou não), eu nunca tive vontade de me engajar para escrever novas músicas até agora (toco instrumentos de corda desde os onze), mas caso um dia isso aconteça eu também vou escrever por aqui!

01. ouvir a música muitas e muitas vezes
é uma etapa que pode ser cansativa e que talvez algumas pessoas não precisem, mas eu preciso muuito porque depois da segunda ou terceira vez eu consigo decorar a letra e isso é um grande passo pra não ficar se atropelando no ritmo ou nas palavras (principalmente se for uma música que tu não sabe o idioma, as pronúncias certinhas das palavras e etc.). caso tu tenha bastante dificuldade pra entender as palavras, uma boa é ler a tradução e depois começar a ler a letra no idioma original, tentando associar o original ao traduzido!

02. focar no ritmo
isso pode incluir batucar, assobiar, dançar e outras coisas, tanto no ritmo do vocal como no ritmo do instrumento que tu pretende replicar (por exemplo, eu geralmente foco no violão/guitarra/instrumento harmônico). essa etapa eu geralmente faço junto com a outra, mas no início levava um pouco mais de tempo e eu precisava estudar mais o que ia fazer.

03. ler a cifra
pra quem não sabe, [isso] é uma cifra, que em inglês eu pesquiso por tab or chords. as notas na música não são nomeadas "dó, ré, mi, fá, sol, lá, si" e sim C, D, E, F, G, A, B", sendo assim mais fáceis de identificar. na maioria das vezes eu já sei quais acordes tenho que tocar pela prática mesmo, mas se tu não conhece ou tem muita prática ler a cifra antes de tentar é essencial. de quebra, praticar um pouco cada acorde também é muito legal!!

04. começar a treinar a voz e o instrumento separadamente, depois juntar
hoje em dia eu já faço as duas partes juntas, mas inicialmente pode ser muito muito muito difícil conseguir conciliar a coordenação motora e a voz. eu me perco em determinadas batidas (se tu tem dificuldade em acertar a batida da música, muitos tutoriais na internet podem ajudar com isso) e é algo que te ajuda a ter mais segurança. pratique a letra da música, pronuncie as palavras! depois que me sentir seguro pra cantar ela no chuveiro e na vida, começo a treinar no instrumento e, eventualmente, junto as duas coisas.

05. praticar!
acredito que a prática sempre nos leva ao mais próximo possível da perfeição, e por isso digo que é suuper importante!! da primeira vez não vai sair perfeito mesmo e quando eu tinha onze anos eu passava semanas praticando uma música simples o dia inteiro, até conseguir algo minimamente bom. tocar instrumentos é super gostoso, mas exige dedicação.

e esse é o meu processo de aprendizado!! eu tenho inteligência musical e pra mim lidar com música sempre foi relativamente fácil. acho que pra pessoas com pouca inteligência musical e menos facilidade de reconhecer batidas, padrões sonoros e outras coisas, talvez seja mais difícil. mas eu não sou profissional, só um musicista prático teoria musical não é algo que eu gosto apaixonado skjdskd

um dia desses mostro algum cover por aqui. tchau!!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

GNMH - CRÉDITOS ❤